Dia Mundial do Braille: Celebrando a Inclusão e a Acessibilidade

estudante universitário negro lendo livro em braille enquanto está sentado em uma arquibancada.

O dia 4 de janeiro é o Dia Mundial do Braille, uma data que homenageia o nascimento de Louis Braille, o inventor do sistema de escrita e leitura para pessoas cegas ou com baixa visão. 

O braille é um código universal que usa pontos em relevo para representar as letras, os números e os símbolos de diferentes idiomas. Ele permite que as pessoas com deficiência visual tenham acesso à informação, à educação e à cultura, promovendo a sua autonomia e a sua participação na sociedade. 

Neste texto, vamos conhecer um pouco mais sobre a história do braille, os seus benefícios e os seus desafios para a inclusão e a acessibilidade das pessoas com deficiência visual no mundo atual. Acompanhe a seguir!

O que é o braille

O braille é um sistema de escrita e leitura para pessoas cegas ou com baixa visão. Ele foi inventado por Louis Braille, um francês que ficou cego aos três anos de idade. 

Ele consiste em uma série de pontos em relevo que representam as letras do alfabeto, os números, os sinais de pontuação e outros símbolos. 

Cada caractere braille é formado por uma célula de seis pontos, dispostos em duas colunas de três pontos cada. É composto por 63 caracteres formados por pontos em relevo que representam letras, números e símbolos. 

As combinações desses pontos permitem às pessoas cegas ou com baixa visão ler e escrever os mesmos livros e materiais impressos que as pessoas que enxergam.

História e comemoração do Dia Mundial do Braille

aluna branca infantil lê um livro em braille enquanto está sentada na carteira da sala de aula.

O dia 4 de janeiro foi escolhido para homenagear o nascimento de Louis Braille, que ficou cego aos três anos de idade e desenvolveu o seu sistema aos 20 anos, baseado em um código militar usado para comunicação noturna. 

Apesar da resistência e da burocracia, o braille foi reconhecido oficialmente na França em 1854, dois anos após a morte do seu criador, e se espalhou pelo mundo como um meio de educação, liberdade de expressão e inclusão social.

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o Dia Mundial do Braille em 2018, para conscientizar os cidadãos sobre os direitos humanos das pessoas com deficiência visual e da necessidade de promover uma escrita inclusiva. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com alguma limitação visual que poderia ser evitada ou tratada. Globalmente, estima-se que aproximadamente 1.3 bilhão de pessoas vivam com alguma forma de deficiência visual. 

Em relação à visão para longe, 188.5 milhões de pessoas têm deficiência visual moderada, 217 milhões têm deficiência visual moderada a grave e 36 milhões são cegas. 

Dessa forma, o braille desempenha um papel crucial nesse sentido, fornecendo uma maneira eficaz de leitura e escrita, permitindo que essas pessoas sejam independentes e desfrutem dos mesmos direitos e oportunidades que os demais.

Importância da acessibilidade e inclusão

A acessibilidade e inclusão são valores fundamentais em uma sociedade justa e igualitária. Para as pessoas com deficiência visual, o acesso à informação e à educação é essencial para sua plena participação na sociedade. 

Por meio dele, é possível garantir que livros, revistas, documentos e outros materiais sejam acessíveis a todos. Além disso, a inclusão do braille em espaços públicos, como placas de sinalização, elevadores e caixas eletrônicos, permite que pessoas com deficiência visual se locomovam com segurança e autonomia. 

Educação e difusão do braille

aluno negro infantil lê um livro em braile sozinho na biblioteca da escola.

A educação desempenha um papel central na disseminação e aprendizado do braille. É essencial que crianças e jovens com deficiência visual tenham acesso a esse ensino desde cedo, para que possam desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma independente. 

No Brasil, existem leis e diretrizes que asseguram o ensino do braille nas escolas, garantindo a inclusão e o desenvolvimento desses alunos. São elas:

  • Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU): ratificada pelo Brasil em 2008, estabelece que os Estados devem assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis, proporcionando os materiais didáticos adaptados e o apoio necessário aos alunos com deficiência;
  • Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015): determina que as escolas devem oferecer o ensino do braille como parte do currículo escolar, bem como disponibilizar livros e outros materiais nessa linguagem ou outros formatos acessíveis;
  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008): define o braille como um recurso pedagógico essencial para o desenvolvimento cognitivo, linguístico e cultural dos alunos cegos ou com baixa visão;
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001): orientam as escolas a promoverem o ensino do braille desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, respeitando as especificidades e as potencialidades de cada aluno.

É importante ressaltar que a difusão do braille não se limita apenas às escolas. É necessário que toda a sociedade, incluindo profissionais da educação, familiares e instituições, estejam engajados na sua promoção e valorização. 

Ao reconhecermos a importância do braille e incentivarmos seu uso, estaremos construindo uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos.

Implementação do braille no sistema educacional brasileiro

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que existam cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil. No entanto, apenas uma pequena parcela tem acesso efetivo ao braille. 

Isso evidencia a importância de promover o ensino e a difusão desse sistema, garantindo que todas as pessoas com deficiência visual possam desenvolver suas habilidades de leitura e escrita.

A educação inclusiva, com ênfase no ensino do braille, tem um impacto significativo no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças com deficiência visual. O ensino do braille desde cedo possibilita que essas crianças desenvolvam suas habilidades linguísticas, expressem suas ideias e participem ativamente da sociedade.

Portanto, é fundamental que gestores educacionais e coordenadores pedagógicos estejam atentos à importância do braille e busquem selecionar materiais didáticos que incluam esse sistema. 

Ao fornecer recursos e materiais atualizados, que valorizem a inclusão e a acessibilidade, a escola estará contribuindo para um projeto educacional mais sólido e com qualidade editorial, atendendo às necessidades dos educadores e promovendo a inclusão de todos os alunos.

Ensino do Sistema braille na educação básica 

menina branca sozinha usa a mão direita para ler um livro em braille.

Não há uma idade certa para começar a ensinar o Sistema Braille, mas é importante que a criança tenha adquirido algumas habilidades prévias, como:

  • desenvolvimento do esquema corporal, da orientação espacial e da lateralidade;
  • desenvolvimento da coordenação motora fina, da sensibilidade tátil e da percepção háptica;
  • desenvolvimento da linguagem oral, do vocabulário e da compreensão auditiva;
  • desenvolvimento da atenção, da memória e do raciocínio lógico;
  • desenvolvimento da curiosidade, da imaginação e da criatividade.

O ensino do braille deve ser realizado de forma lúdica, significativa e contextualizada, utilizando materiais concretos, jogos, livros e outras atividades que estimulem a criança a explorar o código e a se familiarizar com ele. 

Todo o processo deve ser integrado ao ensino dos demais conteúdos escolares, de forma que a criança possa utilizá-lo como uma ferramenta de comunicação, de expressão e de aprendizagem.

Além disso, é importante que a aprendizagem seja acompanhada por profissionais especializados, como professores de educação especial, instrutores de orientação e mobilidade e transcritores de braille. 

Também é fundamental que a família participe desse processo, apoiando, incentivando e interagindo com a criança em suas atividades de leitura e escrita.

Preparo dos alunos para o aprendizado em braille

menino branco lê um livro em braille acompanhado da professora.

Muitos responsáveis e educadores podem ter dúvidas sobre como preparar uma criança para esse desafio. Aqui estão 10 dicas que podem ajudar nesse processo:

  1. Estimule o tato da criança desde cedo, oferecendo objetos de diferentes texturas, formas e tamanhos para ela explorar com as mãos;
  2. Incentive a criança a brincar com jogos e brinquedos que envolvam o reconhecimento de formas, cores e letras, como quebra-cabeças, blocos de montar e alfabeto magnético;
  3. Apresente a criança ao braille de forma lúdica, usando livros infantis com ilustrações em relevo, adesivos ou etiquetas com braille, ou até mesmo fazendo desenhos com massinha ou cola;
  4. Ensine a criança a identificar as seis posições do braille, usando os dedos indicadores das duas mãos para formar os pontos. Você pode usar uma régua ou uma cartolina com furos para facilitar o exercício;
  5. Mostre à criança exemplos de textos em braille, como livros, revistas, embalagens ou placas. Explique que cada ponto representa uma letra ou um símbolo e que eles são lidos da esquerda para a direita e de cima para baixo;
  6. Ajude a criança a memorizar o alfabeto em braille, usando cartões, músicas ou jogos. Você pode associar cada letra a uma palavra ou uma imagem que comece com ela, por exemplo: A de abelha, B de bola, C de casa, etc;
  7. Introduza a criança aos números em braille, que são formados pelos mesmos pontos das letras A a J, mas precedidos por um sinal especial. Você pode usar objetos como dados, relógios e calculadoras para ilustrar os números;
  8. Ensine a criança a usar uma reglete e um punção para escrever em braille. Comece com palavras simples e curtas, usando letras maiúsculas e espaços entre elas. Depois, passe para palavras mais longas e complexas, usando letras minúsculas e sinais de pontuação;
  9. Estimule a criança a ler em braille com frequência, acompanhando-a na leitura de textos adequados à sua idade e ao seu nível de aprendizado. Faça perguntas sobre o conteúdo, elogie os acertos e corrija os erros com paciência;
  10. Encoraje a criança a usar o braille em seu cotidiano, escrevendo bilhetes, listas, recados ou diários em braille. Mostre que o braille é uma ferramenta útil e divertida para se comunicar, aprender e se expressar.

Conclusão

O Dia Mundial do Braille é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância desse sistema na inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual. O braille permite que essas pessoas leiam, escrevam e tenham acesso à informação de forma independente. É uma ferramenta poderosa que promove igualdade de oportunidades e respeito à diversidade.

Portanto, é fundamental que continuemos difundindo o código, promovendo sua aprendizagem e valorizando sua importância em nossa sociedade. Lembre-se de que o braille é um símbolo de independência e igualdade para as pessoas com deficiência visual, e é dever dos educadores, gestores e coordenadores garantir que ele esteja presente em nosso cotidiano escolar.

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