Formação continuada de professores: valorizando a educação e o desenvolvimento docente

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A formação continuada de professores é um processo permanente de aperfeiçoamento dos conhecimentos, habilidades e competências dos profissionais da educação, que visa melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos. 

A formação continuada não se limita aos cursos de graduação ou pós-graduação, mas abrange todas as atividades formativas que os professores realizam ao longo da sua carreira, como cursos, oficinas, seminários, congressos, palestras, leituras, pesquisas etc.

Essa formação continuada é importante porque permite que os docentes se atualizem sobre as novas tendências pedagógicas, metodologias, recursos e tecnologias educacionais, além de ampliarem seus repertórios culturais e científicos. 

Além disso, ela contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, aumentando a sua autoestima, motivação, criatividade e autonomia. Acompanhe a seguir!

Conceito e importância da formação continuada

A formação continuada de professores pode ser conceituada como um conjunto de ações educativas que visam à melhoria da qualidade do trabalho docente e do processo ensino-aprendizagem. 

Essas ações devem ser planejadas de acordo com as necessidades e demandas dos professores, da escola e da sociedade, levando em conta os contextos históricos, sociais, culturais e políticos em que se inserem.

Sua importância está relacionada à necessidade de adequar a prática pedagógica às constantes mudanças que ocorrem na sociedade e no mundo do trabalho. 

Ela permite que os professores sejam capazes de responder aos novos desafios educacionais, como a diversidade cultural, a inclusão social, a interdisciplinaridade, a sustentabilidade, a cidadania, entre outros.

Além disso, a formação continuada é essencial para valorizar a profissão docente e reconhecer o papel dos professores como agentes de transformação social

Ela estimula os professores a refletirem sobre a sua prática, a trocarem experiências com os colegas, a participarem das decisões pedagógicas da escola e a buscarem novos conhecimentos e saberes.

Objetivos e benefícios da formação continuada

Os objetivos da formação continuada de professores são:

  • Promover o desenvolvimento profissional dos docentes, ampliando seus conhecimentos teóricos e práticos sobre o ensino e a aprendizagem;
  • Favorecer o desenvolvimento pessoal dos docentes, fortalecendo suas identidades profissionais, seus valores éticos e sua autoconfiança;
  • Estimular o desenvolvimento institucional da escola, melhorando o clima organizacional, o trabalho em equipe e o projeto político-pedagógico;
  • Contribuir para o desenvolvimento social da comunidade escolar, promovendo a participação democrática, o diálogo intercultural e a responsabilidade social.

Os benefícios da formação continuada de professores são:

  • Melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos;
  • Maior satisfação e motivação dos professores pelo trabalho;
  • Maior integração e colaboração entre os professores e entre os diferentes segmentos da escola;
  • Maior inovação e criatividade nas práticas pedagógicas;
  • Maior compromisso e engajamento dos professores com os objetivos educacionais.

Implementando a formação continuada na escola

Para implementar a formação continuada na escola, é preciso seguir alguns passos, como:

  • Realizar um diagnóstico das necessidades e interesses dos professores, da escola e da comunidade;
  • Definir os objetivos, as metas, os conteúdos, as metodologias, os recursos e os critérios de avaliação da formação continuada;
  • Elaborar um plano de ação, estabelecendo as responsabilidades, os prazos, os custos e as formas de acompanhamento e monitoramento da formação continuada;
  • Executar o plano de ação, realizando as atividades formativas previstas, como cursos, oficinas, seminários etc.;
  • Avaliar o processo e os resultados da formação continuada, verificando o impacto das ações formativas na prática pedagógica dos professores e na aprendizagem dos alunos.

O diagnóstico das necessidades e interesses dos professores, da escola e da comunidade é uma etapa fundamental para planejar a formação continuada. 

Esse diagnóstico pode ser feito por meio de questionários, entrevistas, observações, reuniões etc. O objetivo é identificar as dificuldades, os desafios, as expectativas e as demandas dos envolvidos no processo educativo.

A definição dos objetivos, das metas, dos conteúdos, das metodologias, dos recursos e dos critérios de avaliação da formação continuada é uma etapa que orienta o desenvolvimento das ações formativas. 

Essa definição deve ser feita de forma participativa, envolvendo os professores, os gestores, os coordenadores pedagógicos e outros profissionais da escola. O objetivo é estabelecer um consenso sobre o que se pretende alcançar com a formação continuada.

A elaboração do plano de ação é uma etapa que organiza as ações formativas. 

Esse plano deve conter as informações sobre as responsabilidades, os prazos, os custos e as formas de acompanhamento e monitoramento da formação continuada. O objetivo é definir como as ações serão realizadas, por quem, quando, onde e com quais recursos.

A execução do plano de ação é uma etapa que coloca em prática as ações formativas. 

Essas ações podem ser de diferentes tipos, como cursos presenciais ou à distância, oficinas práticas ou teóricas, seminários temáticos ou interdisciplinares etc. O objetivo é proporcionar aos professores oportunidades de aprendizagem significativas e diversificadas.

A avaliação do processo e dos resultados da formação continuada é uma etapa que verifica o impacto das ações formativas. 

Essa avaliação pode ser feita por meio de instrumentos como questionários, relatórios, portfólios, provas etc. O objetivo é analisar se os objetivos e as metas da formação continuada foram atingidos e quais foram os efeitos na prática pedagógica dos professores e na aprendizagem dos alunos.

Veja também: O papel do professor quando assume o espaço de curador em nome de experiências que levem à aprendizagem.

Destacando o papel da Educação à Distância (EAD)

A Educação à Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para mediar o processo educativo entre professores e alunos que estão separados espacial e/ou temporalmente. 

Ela oferece diversas vantagens para a formação continuada de professores, como:

  • Flexibilidade de tempo e espaço, permitindo que os professores organizem seus estudos de acordo com sua disponibilidade e conveniência;
  • Diversidade de ofertas formativas, possibilitando que os professores escolham os cursos que mais se adequam às suas necessidades e interesses;
  • Acesso a materiais didáticos de qualidade, disponibilizados em diferentes formatos e mídias, como textos, vídeos, áudios, animações etc.;
  • Interação e colaboração entre os professores e entre os professores e os tutores, por meio de ferramentas síncronas e assíncronas, como chats, fóruns, e-mails etc.;
  • Autonomia e protagonismo dos professores na construção do seu conhecimento, estimulando a reflexão crítica, a pesquisa e a resolução de problemas.

A EAD tem um papel fundamental na formação continuada de professores, pois permite que eles tenham acesso a uma educação de qualidade, atualizada e inovadora, sem precisar se deslocar ou se afastar da sua escola. 

Também possibilita que os professores ampliem seus horizontes culturais e profissionais, entrando em contato com diferentes realidades, experiências e saberes. Além disso, contribui para o desenvolvimento de competências essenciais para o exercício da docência no século XXI, como:

  • Competência digital: capacidade de utilizar as TIC de forma crítica, criativa e ética para acessar, produzir e compartilhar informações e conhecimentos;
  • Competência comunicativa: capacidade de expressar-se e compreender-se em diferentes linguagens, modalidades e contextos;
  • Competência colaborativa: capacidade de trabalhar em equipe, respeitando as diferenças, cooperando e construindo conhecimentos coletivamente;
  • Competência autônoma: capacidade de gerenciar o próprio aprendizado, definindo objetivos, estratégias, recursos e avaliações.

Portanto, a EAD é uma modalidade que valoriza a formação continuada de professores, oferecendo-lhes oportunidades de aprendizagem flexíveis, diversificadas, qualificadas e interativas.

Veja também: Estratégias de EaD: como usar as ferramentas da Moderna Compartilha.

Programa de Desenvolvimento Docente (PDD)

Uma das iniciativas que utiliza a EAD para promover a formação continuada de professores é o Programa de Desenvolvimento Docente (PDD). 

O PDD é um programa gratuito que oferece cursos online nas áreas de gestão escolar, metodologia de ensino e tecnologia educacional. 

Os cursos são voltados para professores da educação básica que utilizam os materiais didáticos da Editora Moderna

O PDD tem como objetivos:

  • Apoiar os professores na utilização dos materiais didáticos da Editora Moderna, orientando-os sobre as propostas pedagógicas, os recursos e as estratégias de ensino;
  • Capacitar os professores para o uso das TIC na educação, apresentando-lhes as possibilidades pedagógicas das plataformas digitais da Editora Moderna;
  • Atualizar os professores sobre as tendências educacionais contemporâneas, abordando temas como currículo integrado, avaliação formativa, educação inclusiva, educação socioemocional etc.

O PDD oferece diversos benefícios para os professores participantes, como:

  • Certificação reconhecida pelo MEC;
  • Acesso ilimitado aos cursos durante o ano letivo;
  • Acompanhamento personalizado dos tutores;
  • Participação em uma rede de aprendizagem colaborativa;
  • Descontos exclusivos em cursos de pós-graduação.

Conclusão

Investir na formação continuada de professores não é apenas uma maneira de valorizar a educação, mas também um passo crucial para o sucesso de uma escola. 

Quando os educadores estão em constante aprimoramento, os alunos se beneficiam com um ensino de alta qualidade e adaptado aos desafios do mundo atual. 

A combinação de esforços presenciais e recursos de Educação a Distância pode ser a chave para alcançar esses objetivos, mantendo sua escola na vanguarda da educação contemporânea.

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