Teorias, abordagens e metodologias de ensino. Vamos conhecer cada uma delas?

professor ao lado de projetor leciona aula de inglês para plateia de crianças

Você já se perguntou como as escolas escolhem as melhores formas de ensinar seus alunos? Essa escolha envolve uma série de elementos, que precisam ser levados em conta, como as concepções de ensino e aprendizagem, teorias de desenvolvimento, abordagens inspiracionais ao de todo o mundo e metodologias que norteiam as práticas cotidianas. 

Existem vários tipos de metodologias de ensino, teorias e abordagens, cada uma com suas vantagens e desafios. Saber definir a pedagogia da escola é essencial, pois é isso que irá direcionar o currículo, o plano de ensino e guiar os professores na rotina em sala de aula.

Neste artigo, vamos conhecer algumas das principais metodologias, abordagens e teorias e como elas podem ser aplicadas na sua sala de aula. 

Continue acompanhando e aprenda tudo sobre o assunto!

Definição de teoria, metodologia de ensino e abordagem pedagógica

grupo de alunos diversos conversam entre si

Uma teoria é um conjunto de ideias que procura transmitir uma noção geral de alguns aspectos da realidade. Ela se desenvolve por meio de estudos, experimentações e observações.

Uma metodologia de ensino é uma forma de organizar e conduzir o processo de ensino e aprendizagem. Existem diferentes tipos de metodologias de ensino, cada uma com suas características. 

Algumas metodologias são mais centradas no conteúdo, outras no professor, outras no aluno ou no processo como um todo. O intuito de cada método é facilitar o aprendizado dos alunos, respeitando suas necessidades, interesses e potencialidades.

As abordagens pedagógicas se apoiam em práticas de comunidades escolares e em pensamentos de teóricos da Educação. Não pressupõe um método específico ou procedimentos replicáveis, mas servem de inspiração para personalizar o ensino, em favor da aprendizagem e do desenvolvimento.

Vamos aplicar o conhecimento?

professora sorri enquanto alunos levantam a mão para pergunta em sala de aula

Antes de tudo, é válido ressaltar que cada escola deve escolher a prática que melhor atenda às necessidades de sua comunidade escolar e que esteja de acordo com sua proposta pedagógica. 

Metodologia de ensino Tradicional

A metodologia de ensino tradicional é uma das mais antigas e comuns na educação. Ela se baseia na ideia de que o professor é o responsável por transmitir o conhecimento aos alunos, que devem recebê-lo de forma passiva e memorizá-lo. 

As aulas são expositivas, com foco nos conteúdos científicos já consolidados, e as avaliações são feitas para medir o quanto os alunos conseguiram reter as informações. 

Esse método surgiu no século XIX, com o objetivo de universalizar a educação e preparar os cidadãos para o convívio social e o mercado de trabalho. No entanto, ele recebe críticas por ser rígido, descontextualizado e desestimulante para os alunos.

Sociointeracionista

O Sociointeracionista é uma teoria desenvolvida por Lev Vygotsky, um psicólogo que acreditava que o aprendizado é uma conquista conjunta, baseada nas experiências individuais e coletivas. A abordagem pedagógica que se baseia na teoria de Vygotsky valoriza a interação entre os alunos e o meio social como forma de construir o conhecimento.

Nesse modelo, o professor tem o papel de motivar e orientar os alunos, respeitando suas particularidades e interesses. As atividades em equipe são importantes para aproximar os alunos de seus colegas e desenvolver habilidades socioemocionais

A metodologia sociointeracionista também busca relacionar os conteúdos teóricos com a vida cotidiana das crianças, tornando o ensino mais dinâmico e atrativo.

Construtivismo

Você já se perguntou como as crianças aprendem? Será que elas apenas recebem e memorizam as informações que os professores transmitem? Ou será que elas são capazes de construir o seu próprio conhecimento a partir da interação com o mundo? 

Essas são algumas das questões que o psicólogo suíço Jean Piaget tentou responder com a sua teoria do construtivismo. Segundo ele, o aprendizado é um processo dinâmico e ativo, no qual as crianças passam por diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo e vão assimilando e transformando as informações que recebem. 

O papel do professor, nesse contexto, é de orientar e estimular os alunos a explorarem os problemas, formularem hipóteses e buscarem soluções. O construtivismo aplicado nas escolas tem, como principal objetivo, incentivar o desenvolvimento do senso crítico, do pensamento lógico e da autonomia do indivíduo.

Metodologia de ensino Montessori

O método Montessori foi criado pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori no início do século XX, com base na observação das necessidades e interesses das crianças em diferentes estágios de desenvolvimento. 

O objetivo dessa metodologia é estimular a autonomia, a criatividade, a autoconfiança e o respeito pela individualidade das crianças, oferecendo um ambiente preparado com materiais e atividades adequados para cada faixa etária. 

O papel do professor é o de mediador e facilitador do aprendizado, respeitando o ritmo e as escolhas de cada aluno. A metodologia Montessori se baseia em 6 princípios: 

  1. Autoeducação;
  2. Educação como ciência
  3. Educação cósmica;
  4. Ambiente preparado; 
  5. Adulto preparado;
  6. Criança equilibrada. 

Esses princípios visam formar as crianças para a vida, desenvolvendo suas competências sociais, emocionais e intelectuais. Alguns benefícios da Montessori são: 

  • desenvolvimento da coordenação motora e das habilidades cognitivas;
  • estímulo à resolução de problemas e conflitos;
  • promoção da boa autoestima e do controle da ansiedade;
  • aumento da sensibilidade e do senso de comunidade. 

Por esses motivos, a metodologia Montessori é considerada uma Pedagogia inovadora e eficaz para a educação infantil, sendo adotada em diversas escolas pelo mundo.

Abordagem de Reggio Emilia

A abordagem de Reggio Emilia surgiu nesta cidade italiana após a Segunda Guerra Mundial, valoriza o protagonismo, a criatividade e a cooperação das crianças. Ela se baseia em alguns princípios, como:

  • criança como protagonista, investigadora e comunicadora;
  • professor como parceiro, guia, pesquisador e aprendiz;
  • arte como linguagem expressiva;
  • cooperação como base do sistema educacional;
  • ambiente como o terceiro professor;
  • pais como parceiros no processo de ensino-aprendizagem;
  • uso da documentação pedagógica — registro de experiências com textos, imagens e objetos.

Essa abordagem reconhece as “cem linguagens” da criança, ou seja, as diferentes formas de se expressar, aprender e interagir com o mundo. Ela também utiliza a metodologia de projetos para explorar os interesses e as curiosidades das crianças. 

A proposta pedagógica de Reggio Emilia é considerada uma forma de inovar na educação infantil e pode inspirar práticas em outras etapas da educação.

Pedagogia Waldorf

A Pedagogia Waldorf é uma abordagem pedagógica que busca desenvolver o ser humano em seus aspectos físico, espiritual e mental. Ela foi desenvolvida por Rudolf Steiner, um filósofo austríaco que nasceu na região onde hoje se encontra a Croácia e defendia a importância de combinar a razão e a espiritualidade. 

A abordagem se baseia na Antroposofia, uma doutrina filosófica que estuda o homem como um ser sábio. A Pedagogia Waldorf valoriza as atividades artísticas, lúdicas e manuais como formas de estimular a criatividade, a sensibilidade e a autonomia dos alunos.

Além disso, respeita o ritmo biológico e as necessidades de aprendizagem de cada fase da vida, dividindo o ensino em ciclos de sete anos. O objetivo é formar indivíduos capazes de pensar criticamente e agir com iniciativa no mundo.

Pedagogia Freiriana

A pedagogia freiriana é uma proposta pedagógica desenvolvida pelo educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, que tem como base o diálogo e a valorização da realidade e da experiência dos estudantes. 

O objetivo é promover uma educação crítica, libertadora e transformadora, que respeite a diversidade e a autonomia dos sujeitos. O professor é um mediador do processo de aprendizagem, que estimula os alunos a refletirem sobre os temas geradores relacionados ao seu contexto social e cultural. 

Essa concepção é aplicada inicialmente na alfabetização de adultos, mas pode ser adaptada para diferentes níveis e modalidades de ensino.

Abordagem Pikler

A abordagem Pikler visa o desenvolvimento saudável e autônomo de bebês e crianças pequenas, com até 3 anos de idade. Ela foi desenvolvida pela pediatra húngara Emmi Pikler, que observou e respeitou o tempo e o movimento livre dos seus filhos e das crianças de quem cuidou em um orfanato. 

A abordagem Pikler valoriza o vínculo afetivo entre a criança e o adulto cuidador, a individualidade e sua liberdade para explorar o ambiente e o seu próprio corpo, sem intervenções ou pressões externas. Sugere, também, práticas de cuidados na rotina diária que favorecem a confiança e a segurança da criança.

Abordagem How-to-Live

A abordagem How-to-Live visa desenvolver as habilidades e qualidades dos alunos para viverem de forma plena e harmoniosa. 

Ela se baseia nos princípios da filosofia de vida do mestre indiano Paramahansa Yogananda, que ensinou como integrar a ciência, a arte, a religião e a ética na vida cotidiana. O objetivo é formar cidadãos conscientes, criativos e compassivos, capazes de contribuir para o bem-estar pessoal e coletivo.

Sua importância na educação

alunos prestam atenção em professora sentada enquanto ela lê.

As teorias, abordagens e metodologias de ensino ajudam a organizar e conduzir o processo de ensino-aprendizagem, buscam transmitir uma noção geral de alguns aspectos da realidade, além de servirem como inspiração para personalizar o ensino em prol da aprendizagem e desenvolvimento. 

Elas são importantes para orientar a rotina em sala de aula —definir os objetivos, os conteúdos, as estratégias e as avaliações de cada área do conhecimento. Além disso, elas permitem que os alunos sejam mais ativos, criativos e críticos na construção do seu saber. 

As metodologias de ensino podem ser tradicionais, como aulas expositivas e provas, ou mais inovadoras, como as metodologias ativas. Cada uma tem diferentes aplicações, dependendo do contexto escolar de cada instituição.

Conclusão

Neste conteúdo, pudemos conhecer mais sobre as teorias, abordagens e metodologias que ajudam a organizar e conduzir os processos de ensino e aprendizagem.

A escolha da escola impacta diretamente na aprendizagem dos alunos, e pudemos ver que existem diversas linhas de pensamento que foram criadas ao longo do tempo. 

Assim, a instituição que souber qual delas é a mais adequada para sua realidade escolar consegue se diferenciar no mercado e proporcionar um ensino de qualidade para suas crianças, jovens e adultos. 

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