Vamos conversar sobre metodologias ativas e conhecer os modelos mais adotados?

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Hoje, temos um pedido: imagine a cena que vamos descrever a seguir. Ao entrar na sala de aula do primeiro ano do ensino médio, antes mesmo do “bom dia”, a professora de geografia é informada por um aluno que o preço do combustível irá aumentar em função de protestos políticos responsáveis por interditarem rodovias interestaduais importantes. A fonte da informação? O smartwacth do aluno, conectado em tempo integral à internet graças ao pareamento com seu smartphone. Não bastasse compartilhar a novidade, o aluno aconselha: “professora, é melhor abastecer seu carro o quanto antes!”. Outra aluna, também conectada a um dispositivo móvel, atenta ao diálogo já faz uma rápida pesquisa e encontra endereços de postos mais próximos à escola, fornecendo itinerários para que a viagem seja a mais curta e rápida possível. A professora agradece e, tomando como ponto de partida o interesse dos estudantes, promove um debate acerca do que está sendo falado, conectando as informações fornecidas, com o conteúdo da disciplina.

Percebeu alguma familiaridade com o que tem acontecido nas escolas? Uma cena dessas é cada vez mais frequente nas salas de aula: sinais de que a transformação digital e as novas tecnologias impactam diretamente alunos e professores, conectados o tempo inteiro. A dinâmica da sala de aula também está sendo influenciada por isso e é urgente a necessidade de um novo olhar sobre os recursos de ensino-aprendizagem.

Outro aspecto que vale ser mencionado é o fato de a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indicar que os objetivos da educação devem estar baseados na “construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea” (BNCC, 2018).

Sendo assim, a BNCC preconiza o desenvolvimento de competências, ressaltando que as decisões pedagógicas devem seguir não apenas os conhecimentos, as habilidades, as atitudes e os valores que os alunos devem dominar, mas também mobilizá-los para resolver demandas complexas da vida cotidiana e realizar o pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Nesse sentido, as metodologias ativas, atendem estes objetivos da educação, visto que contribuem para uma nova forma de pensar a educação: que a aprendizagem seja significativa e que os estudantes possuam papel participativo e dinâmico.

Metodologias ativas têm por objetivo colocar os estudantes no centro do processo de aprendizagem. A inovação de metodologias desta natureza está baseada em colocar os alunos e alunas como protagonistas do processo de produção de conhecimento. Sendo assim, o ensino é mais individualizado e operante, movimentando as maneiras de se relacionar com os conteúdos: o professor deve promover espaços que contribuam para o desenvolvimento dos alunos, tirando-os do papel passivo.

Vamos ver algumas formas de aplicar as metodologias ativas? Esse é o nosso foco de hoje!

Sala de aula invertida
Esta metodologia está baseada em propor que os alunos realizem uma tarefa ou pesquisa (etapa assíncrona) sobre determinado assunto antes do início da aula (etapa síncrona). Por se tratar de um modelo de aula que compreende e integra atividades síncronas e assíncronas, constitui-se como uma técnica do ensino híbrido. Na sala de aula invertida, o professor utiliza aquilo que os alunos trouxeram de fora no decorrer da aula. Podem ocorrer diversos tipos de atividades, tais como debates, resolução de dúvidas, estudo de casos etc. Nota-se que sem a participação dos alunos, a aula ficaria incompleta e, portanto, há a promoção do protagonismo dos estudantes.

Rotação por estações

Neste método, o professor prepara a sala de aula em pequenos grupos, denominados de “estações”. Esta estratégia é similar a um circuito: em cada estação ocorre uma atividade diferente, porém todas relacionadas a um tema central. As atividades propostas devem ser planejadas de forma que os estudantes possam realizá-las autonomamente; embora o professor percorra as estações dando o suporte necessário, ele incentiva que os alunos trabalhem de maneira independente. É importante utilizar recursos digitais em ao menos uma das estações propostas, criando a possibilidade de os estudantes desenvolverem a proposta por meio de diversos recursos. Quando o grupo finaliza a atividade de determinada estação, passa para a próxima, possuindo o período da aula para percorrer por todas as atividades. É importante planejar as tarefas de forma que todas tenham a mesma duração, possibilitando a rotação. Os grupos devem mudar de estação ao mesmo tempo.

Laboratório rotacional

Seguindo a estratégia de rotação por estações, no laboratório rotacional os estudantes são divididos em grupos que realizam atividades diferentes, tendo um tema central que conecta todo mundo. Os alunos são instruídos a passarem pelos grupos, havendo a oportunidade de se relacionarem com o tema proposto a partir de diferentes perspectivas. Neste modelo, a turma é dividida, geralmente, em dois núcleos: um deles realizará a atividade juntamente com o professor em algum local, não necessariamente na sala de aula; e o outro irá trabalhar autonomamente utilizando recursos digitais em outro lugar, como, por exemplo, no laboratório de informática ou na biblioteca. É importante destacar que, ao utilizar os recursos digitais, o professor poderá coletar dados sobre a aprendizagem dos alunos.

Gamificação

Termo adaptado do inglês gamification: uma metodologia ativa que utiliza características dos jogos, analógicos e digitais, para cumprir objetivos pedagógicos. O professor utiliza os elementos dos jogos (tais como pontuação, regras, fases, missões, conquistas e recompensas) como um recurso de ensino-aprendizagem. Por abordar a temática que está sendo estudada de uma forma dinâmica e divertida, com uma estética diferenciada, esta metodologia possibilita a motivação e o engajamento dos estudantes e torna assuntos que podem ser densos em materiais acessíveis e prazerosos.

Aprendizagem com base em problemas

Nessa prática, o professor utiliza um problema como disparador dos conceitos que serão estudados. De forma a privilegiar a autonomia dos alunos, a metodologia incentiva que os estudantes encontrem estratégias para a solução desses problemas, promovendo o trabalho em grupo, para possibilitar que os alunos tenham diversas perspectivas e resolvam a questão conjuntamente. Vale ressaltar que os problemas devem ser abertos, possibilitando diversas resoluções, e o processo de resolvê-los pode ser mais importante que sua solução. Cabe ao professor analisar a compreensão dos conceitos e sua utilização. Sendo assim, problemas que sejam da realidade vivida pelos alunos são mais interessantes e trazem maior engajamento, pois favorecem que os alunos se sintam envolvidos para resolvê-los.

Aprendizagem com base em projetos

Nesta prática, assim como na aprendizagem baseada em problemas, os estudantes são incentivados a solucionar uma situação-problema. Entretanto, neste caso, a solução deve ser dada por meio de um produto ou projeto. A aprendizagem com base em projetos promove o trabalho interdisciplinar e colaborativo, encoraja os alunos a elaborarem hipóteses, planos de ação e apresentação. Para propiciar o protagonismo, os problemas devem estar relacionados com o contexto real e próximo aos alunos, motivando-os a encontrarem soluções. As trocas entre grupos e com o professor são de extrema importância nesta dinâmica, permitindo a expansão dos saberes de forma ativa.

Como é possível notar, o momento em que vivemos exige novas maneiras de pensar e atuar no ensino-aprendizagem. As metodologias ativas de ensino são estratégias criativas e dinâmicas, que colocam os estudantes no centro deste processo, ocupando o papel de autores da sua história escolar. Integradas ao contexto atual, as metodologias ativas podem beneficiar a todos, professores e alunos, resultando em uma educação atual, dinâmica e divertida. Por fim, os estudantes trabalharão competências: não apenas irão saber, mas saber fazer.

Vamos incluir estas novas práticas para os próximos planejamentos?

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