Erros comuns na alimentação dos adolescentes

A alimentação é o fator externo mais importante para o crescimento e o desenvolvimento.

A desnutrição e a anemia têm impacto direto no rendimento escolar e acadêmico. Na adolescência, as necessidades de energia e nutrientes são muito superiores às da infância e da vida adulta. Ajude o adolescente a manter uma alimentação adequada às necessidades específicas dessa etapa da vida. 

O tipo de alimentos que ingerimos tem impacto direto na produtividade. Combinar cereais e legumes na alimentação diária dos adolescentes pode contribuir para melhorar a concentração e rendimento escolar.

O café da manhã é essencial

A adolescência é uma fase da vida em que ocorrem grandes mudanças físicas, psicológicas e emocionais. Uma das principais é a aceleração do crescimento, que exige um aumento da quantidade de nutrientes que o corpo requer para funcionar adequadamente.

A alimentação é o fator externo mais importante no crescimento e desenvolvimento dos seres humanos, especialmente durante a infância e a adolescência. Os hábitos e o estilo de vida adquiridos durante os primeiros anos de vida influenciam as práticas alimentares na idade adulta. Portanto, é fundamental a formação de bons hábitos desde a infância, para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas relacionadas à alimentação.

Dois dos maiores problemas para o desenvolvimento cognitivo são a desnutrição e a anemia, que têm impacto direto no rendimento escolar, na capacidade de concentração, na atenção, na participação em sala de aula e, a longo prazo, na evasão escolar. Mais adiante, podem até ter efeitos no processo de inserção na vida profissional.

O café da manhã é um dos pilares da alimentação de qualidade. Diversos estudos identificam a forte influência dessa refeição no rendimento físico e intelectual dos adolescentes durante a primeira parte do dia.

Estudos sobre a alimentação na adolescência compilados pela professora espanhola Maria Carmen García-Morales demonstram que quanto melhor a qualidade do café da manhã, maior é a média das notas em disciplinas como matemática, física e química. Fazer essa refeição regularmente tem efeito demonstrado até na pontualidade: os jovens que têm o hábito são 30% mais pontuais do que os que saem de casa em jejum.

Outro aspecto determinante no rendimento escolar é o bom funcionamento do sistema nervoso. O cérebro, o órgão central, utiliza 80% da glicose que consumimos, e que podemos obter de cereais como milho, aveia ou trigo, e de leguminosas, como feijão, lentilha ou grão-de-bico. Esses últimos são também fontes de proteína de boa qualidade, necessária para o desenvolvimento e crescimento adequados na adolescência. Verduras e frutas são outros alimentos que fornecem a glicose e os carboidratos de que os jovens necessitam.

Recomendações para o bem-estar dos adolescentes

  • • Uma alternativa de café da manhã rápido antes de sair de casa é uma vitamina de leite desnatado batido com ½ xícara de aveia, ½ banana e 1 maçã ou outra fruta da estação.
  • • Se houver mais tempo, a refeição pode ser reforçada com cereais e grãos (pão integral ou multigrãos com requeijão, queijo tipo cottage ou creme de ricota), de onde obtemos proteína de qualidade parecida com a da carne. Se houver aceitação, completar com um suco verde (4 folhas de couve sem o talo batidas no liquidificador com 2 limões-taiti com casca, 1 maçã, 1 copo de água, gengibre fresco a gosto e mel para adoçar, se desejar; coar e servir com gelo).
  • • Outra alternativa é fazer 2 ovos mexidos com 2 fatias de queijo (branco ou prato) e servi-los com 2 torradas de pão integral e um suco de fruta feito na hora. Um tostex com 2 fatias de pão integral, 2 fatias de peito de peru e 1 colher (sopa) de requeijão também é uma ótima opção.
  • • Passar mais de quatro horas sem se alimentar reduz a capacidade de concentração e o estado de alerta dos adolescentes. Por isso, é necessário realizar um lanche leve na metade da manhã. Um mix de frutas secas ou uma fruta fresca são recomendados.
María Celeste Airaldi
Psicóloga/ Paraguay
Psicóloga, professora de graduação e de pós-graduação.

Veja outros conteúdos

Educação XXI
Uso de celular na sala de aula: sim ou não?
Como iniciar um trabalho organizado com celulares na sala de aula?
Aprendizagem Eficaz
A importância da leitura em voz alta nos primeiros anos
A neurociência tem explorado uma linha de pesquisa que envolve aspectos importantes como as entonações e as melodias presentes na leitura em voz alta e que estão associadas à emoção.
Qualidade de vida
Transtornos alimentares: anorexia e bulimia
O estímulo à autoestima e aos hábitos saudáveis é a chave para evitar esses transtornos
Desenvolvimento Emocional
Timidez ou baixa autoestima?
Timidez e baixa autoestima: Qual a diferença?