Técnicas e hábitos para estimular a memória

É importante treinar também nos momentos de lazer

É importante treinar também nos momentos de lazer

A memória é a capacidade de reter e organizar informação para usá-la quando precisamos. É uma qualidade necessária para nossa vida diária e está estreitamente relacionada com a aprendizagem.

A memória pode ser definida como a capacidade de reter e ordenar informação para usar no momento necessário. É uma qualidade imprescindível para a vida diária e está estreitamente relacionada à aprendizagem.

É importante estimular a memória desde muito cedo na vida.

Estímulo precoce e constante

Estimular a memória é de grande importância desde muito cedo na vida. Pode-se trabalhar essa qualidade mental tão importante de acordo com as capacidades e o ritmo de aprendizagem da criança.

Durante a adolescência, grande parte dos recursos cognitivos e de memória são dedicados ao aprendizado das matérias escolares. Trata-se da memória semântica, fundamental nessa etapa da vida, quando os conhecimentos estão se assentando, e outros, novos, se formam todos os dias.

A importância de hábitos de vida saudáveis

A qualidade de vida tem impacto direto na memória. Diversos estudos científicos demonstram que manter hábitos de vida saudáveis durante a adolescência tem efeitos sobre a capacidade de memorização e de aprendizado de modo geral. A seguir, alguns dos fatores aos quais de deve ter atenção:

  • Sono. Enquanto dormimos, especialmente durante a fase de sono REM, consolidamos os aprendizados realizados durante o dia. Isso faz com que a quantidade e a qualidade de sono sejam fatores relevantes para a fixação das informações. Além disso, está demonstrado que a falta de sono afeta diretamente a capacidade de atenção e a concentração, processos imprescindíveis para a memorização.
  • Alimentação. Uma dieta saudável, variada, baixa em gorduras e rica em ômega 3 e antioxidantes, fornece os nutrientes de que o cérebro precisa para funcionar adequadamente.
  • Exercício físico. A atividade física aumenta o rendimento cognitivo, uma vez que melhora o fluxo de oxigênio no organismo e as funções do cérebro.
  • Estresse. O cansaço mental, a tensão ou a ansiedade são bloqueios para a capacidade de memorização, a concentração e o processamento adequado da informação.

Como potencializar a capacidade de memorização

O processo de memorização se estrutura em três fases:

  1. Codificação: recebimento e processamento da informação.
  2. Armazenamento: criação de um registro mental da informação codificada.
  3. Recuperação: acesso à informação armazenada.

É possível estabelecer diferentes estratégias para favorecer a memória e a aprendizagem, resultando na decodificação da informação e em hábitos que facilitam seu armazenamento.

  • Organizar as tarefas. Dividir e planejar as tarefas em várias etapas permite dividir a carga e não saturar a mente. A informação chega melhor se entregue aos poucos. Para isso, sugira que seu filho use a agenda e o calendários para organizar as tarefas.
  • Evite a simples “decoreba”. Se a fase da codificação se basear na repetição e no aprendizado memorizado, o resultado será, provavelmente, uma memorização de curto prazo.
  • Resumir e esquematizar a informação. Para obter um armazenamento da informação a longo prazo, recomende que seu filho extraia as ideias principais de um conteúdo, para, com isso, formar uma base sobre a qual ampliar.
  • Adotar estratégias de visualização e verbalização. Geralmente codificamos melhor a informação de modo visual e verbal. Você pode sugerir a seu filho que faça fichas, use cores diferentes para estruturar a informação, crie esboços etc.; que estude em voz alta; que explique o conteúdo a alguém; ou que grave a própria exposição para se ouvir depois.
  • Colocar em prática estratégias de relaxamento com regularidade. Saber relaxar o corpo e a mente é tão importante para o aprendizado quanto a memorização em si. Ensine a seu filho técnicas de respiração ou de relaxamento muscular para evitar o estresse.
  • Estimular a memória nos momentos de lazer. Jogos de mesa, de palavras, de recordar objetos ou de cálculo mental são muito úteis. Ensine seu filho a aprender maneiras eficazes de memorizar informação em um contexto de diversão.
  • Ordenar acontecimentos. Pergunte a seu filho sobre as histórias que tenha lido ou filmes que tenha visto. Isso o ajudará a ordenar fatos e estabelecer relações de causa e consequência. Como resultado, treinará a decodificação, a armazenagem e a recuperação de informação.
Lara Silbiger
Jornalista
Journalist and TV Presenter. | Jornalista e apresentadora de televisão. | Periodista y presentadora de televisión.

Veja outros conteúdos

Educação XXI
Uso de celular na sala de aula: sim ou não?
Como iniciar um trabalho organizado com celulares na sala de aula?
Aprendizagem Eficaz
A importância da leitura em voz alta nos primeiros anos
A neurociência tem explorado uma linha de pesquisa que envolve aspectos importantes como as entonações e as melodias presentes na leitura em voz alta e que estão associadas à emoção.
Qualidade de vida
Transtornos alimentares: anorexia e bulimia
O estímulo à autoestima e aos hábitos saudáveis é a chave para evitar esses transtornos
Desenvolvimento Emocional
Timidez ou baixa autoestima?
Timidez e baixa autoestima: Qual a diferença?